Afogados da IngazeiraSaúde

ACS e ACE realizam curso de Formação Técnica em todo o Brasil

Começou desde o mês de Janeiro de 2023, promovido pelo Ministério da Saúde em parceira com o CONASEMS ( Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), em parceira com UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o curso de formação técnica: “Saúde com Agente”. O Programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. 

Em Afogados da Ingazeira-PE, o curso segue com a aulas presenciais com as orientações das preceptoras, acontencendo semanalmente os encontros. Mas o único problema que eu vejo é o local para essas aulas presenciais, que até agora não teve definação para um local fixo e mais confortável para os Agentes Comunitários de saúde e de Endemias poderem desfrutar melhor deste curso. São locais incertos e com muito calor, ja que, vivemos numa região de clima seco e quente. mas a vontade de aprender nos torna suficientemente capazes de superar essas dificuldades e levar em frente o curso. Realmente a classe desses profissionais de saúde está de parabéns, pois já conquistamos várias vitórias. Mais uma que em breve contabilizaremos é a PEC 18/2022 que tramita no Congresso Nacional que trata sobre os 3 salários mínimos para todos os ACS eACE que tenham a formação técnica a qual estamos fazendo neste momento.

Por Alysson Tiago

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Envie sua Notícia