Brasil

Deputados federais faltaram 958 vezes sem justificativa este ano, veja quem são os mais faltosos

Desde o início da atual legislatura, em 1º de fevereiro de 2023, a Câmara de Deputados já somou 958 faltas sem justificativa em sessões deliberativas.

O número de faltosos faz parte de levantamento pelo site Metrópoles realizado com base em dados extraídos do site da Casa na última sexta-feira, 29 de setembro.

Os parlamentares mais faltosos alegam que a presença em plenário é apenas um dos aspectos da atividade que eles desenvolvem.

De acordo com as normas da Câmara dos Deputados, nas sessões deliberativas, a presença dos parlamentares é aferida mediante registro eletrônico no início de cada sessão. Caso o sistema não esteja em uso, a verificação é feita por meio de listas de chamada nominal em Plenário.

O levantamento aponta que o deputado federal com maior número de ausências não justificadas é Junior Lourenço (PL-MA) — veja os demais nomes abaixo.

O parlamentar registrou 23 dias de faltas sem justificativa às sessões do plenário. O somatório faz com que ele tenha faltado a cerca de 28,75% dos compromissos. Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de Lourenço não se posicionou.

Confia abaixo o ranking dos 10 deputados mais faltosos:

deputados Câmara faltas

Ranking dos deputados mais faltosos na Câmara Federal. Apuração: Metrópoles

A ausência não justificada a sessões deliberativas pode acarretar desconto no salário do deputado, uma vez que a remuneração leva em conta a assiduidade do parlamentar.

O excesso de faltas sem justificativa pode acarretar a perda do mandato do deputado, segundo o artigo 55 da Constituição Federal.

“O deputado perderá o mandato se deixar de comparecer, sem justificativa, a 1/3 das sessões ordinárias de cada sessão legislativa”, observa a Câmara.

Fonte: Afogados FM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Envie sua Notícia