Brasil

Satélite de 300 quilos cai em direção à Terra com chance de atingir humanos

Não é um avião, pássaro ou sapo, é um satélite de 300 quilos voando em direção à Terra – e está pronto para fazer seu pouso forçado nesta quarta-feira.

A NASA informou na segunda-feira que a espaçonave aposentada Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager, também conhecida como RHESSI, entrará novamente na atmosfera da Terra na quarta-feira, após mais de duas décadas em órbita.

Embora a maior parte do satélite deva queimar durante sua descida, algumas partes têm chance de sobreviver ao retorno ardente. “O risco de danos a qualquer pessoa na Terra é baixo – aproximadamente 1 em 2.467”, disse a agência em um comunicado.

As estimativas oficiais apontam que o satélite, que pesa cerca de 300 kg, deve colidir com a Terra por volta das 22h30 no horário de Brasília. Há, no entanto, uma margem de erro de 16 horas para mais ou para menos. A Nasa não revelou qual será a zona de impacto do satélite.

Lançado pela primeira vez em sua órbita baixa da Terra em 2002, o RHESSI observou erupções solares e ejeções de massa coronal que ajudaram na investigação dos cientistas sobre a física das explosões de energia do sol.

Usando seu espectrômetro de imagem, RHESSI registrou 100.000 eventos de raios X, de acordo com a agência, bem como imagens de raios gama. Ele marcou a primeira vez que imagens de raios gama e raios-X de alta energia de explosões solares foram capturadas.

Fonte: ISTOÉ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Envie sua Notícia