Curiosidade

DIA DO BEIJO: Beijar é bom, mas é preciso cautela; veja os motivos

Este Dia do Beijo, 13 de abril, é uma data para lembrarmos o quanto esse ato de demonstração de afeto mantém laços afetivos entre pessoas.

O beijo carrega um papel bastante importante nas relações humanas. Esse gesto cultural bastante popular tem seus primeiros registros há 1.200 a.C.

O beijo é, sem dúvidas, um dos comportamentos mais prazerosos à criação de conexões humanas.

Apesar das diferentes sensações positivas no corpo, o beijo pode também transmitir doenças, principalmente se o sistema imunológico de uma das pessoas envolvidas estiver comprometido.

Neste Dia do Beijo, a estomatologista Lígia Gonzaga Fernandes afirma que, em muitos casos, as doenças são transmitidas pela troca de saliva. 

Lígia é integrante do Centro de Especialidades Odontológicas II Vera Cruz (CEO), gerenciado pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. 

“Há situações em que apenas as gotículas do fluido já são suficientes para transmitir vírus respiratórios como a gripe, covid-19 e H1N1, além de outras doenças, como mononucleose (doença do beijo), catapora e caxumba“, explica Lígia. 

Existem ainda os quadros que se originam a partir da presença de feridas na boca.

Em situações como essa, a pessoa infectada pode transmitir herpes, HPV, sífilis e candidíase oral, apelidada de sapinho, entre outras doenças.

O ideal é evitar o contato íntimo com pessoas que apresentem esse sintoma (ferida). Mas, é importante lembrar que a maioria, muitas vezes, nem sabe que está infectada, o que acaba facilitando ainda mais o contágio”, alerta a especialista.

Entre as doenças de maior incidência durante o beijo, a estomatologista Lígia Gonzaga Fernandes destaca herpes labial, mononucleose, popularmente conhecida como doença do beijo, e as doenças respiratórias causadas por vírus. 

Fonte: JC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Envie sua Notícia