Política

As disputas mais acirradas do Sertão

A análise que a Coluna FalaPE tem feito das disputas locais de 2024 chega, hoje, ao Sertão. Vamos falar de cidades tradicionais, onde os grupos políticos vão travar verdadeiros clássicos eleitorais no ano que vem. 

Ouricuri

Em Ouricuri, o prefeito Ricardo Ramos já não vinha muito bem. E depois de uma operação da Polícia Federal, os serviços públicos foram bastante prejudicados. Ricardo deve indicar o braço direito, Arão, ou a vice, Gildevânia. Mas tudo indica que seja a vice mesmo. Vai disputar contra Vítor Coelho, que na eleição passada não ganhou por 56 votos de diferença, quando Ricardo foi reeleito. Gildevânia terá que defender o legado da gestão Ricardo Ramos enquanto o candidato da renovação. 

Exú

O candidato a sucessor de Raimundinho, prefeito do Exu, já foi reeleito, deve ser o vereador Júnior Pinto, que fez Rodrigo Novaes o deputado estadual majoritário na cidade e mostrou sua força. É irmão de Léo Saraiva, ex-prefeito idolatrado falecido de covid em 2020, e vai enfrentar João Vitor Bento, que é filho do ex-prefeito Jailson Bento. É um grande clássico na política de Exu.

Salgueiro

Um dos municípios que mais cresceu nos últimos anos, Salgueiro também será palco de uma disputa acirrada. Lá, o prefeito Marcone Libório de Sá vai tentar reeleição. Ele já foi prefeito oito anos; está no 3° mandato e vai tentar mais uma vez. Contudo, sua gestão não vem bem. Sua vereadora Eliane, que foi candidata a deputada estadual, só teve sete mil votos, enquanto Fabinho, que é o opositor, teve 11 mil votos para a Assembleia Legislativa. E ele está vindo agora com o apoio do ex-prefeito Clebel. 

Contudo, deve ser observado a movimentação do vice-prefeito, Dr Edilton, que pode ser candidato com apoio da governadora Raquel Lyra.

Bodocó

Clássico também é o que vamos ver em Bodocó. Novamente o Doutor Otávio vai disputar a reeleição contra Túlio, que é ex-prefeito. Túlio é filho de Brivaldo também ex-prefeito. Sendo que Doutor Otávio derrotou Túlio quando ele disputava a reeleição. E não se sabe, mas pode ser que o ex-prefeito Danilo seja candidato a prefeito também, provocando um rachão no grupo de Doutor Otávio. Ou seja, mais uma confusão eleitoral.

São José do Belmonte

Em São José do Belmonte, a política vem sendo palco de grande disputa entre a situação, liderada pelo prefeito Romonilson Mariano, e oposição, liderada pelo ex-deputado Rogério Leão.

Romonilson já está no seu segundo mandato e pretende fazer seu sucessor. O nome de Vinicius Marques é ventilado ao cargo. Já pela oposição Rogério Leão, deverá ser mesmo o candidato.

Carnaubeira da Penha

Lá em Carnaubeira da Penha, Doutor Manuel, ex-prefeito, deu uma declaração que vai ser candidato novamente. Ele já havia sido candidato à reeleição na última eleição, porém quem levou a melhor foi Elisinho. O FalaPE publicou que Doutor Manuel será candidato, o que fez a política local pegar fogo. A vice de Doutor Manoel deverá ser a polêmica vereadora Charlene. 

Tacaratu

Tacaratu vai viver um clássico. Gerson foi prefeito oito anos. No final, o vice Washington rompeu, foi candidato e ganhou contra a escolhida por Gerson. Só que Gerson faleceu, gerando uma comoção. Sendo assim, Gersinho, o filho dele, deve ser o candidato a prefeito da oposição contra o cara que traiu seu pai. A região aguarda esse “reencontro” nas urnas

Sertânia

Sertânia terá um grande clássico. O prefeito reeleito Ângelo Ferreira faz charme para anunciar seu escolhido. O grupo espera entre Paulo Henrique e o vice Toinho Almeida. Nos bastidores, a decisão já está tomada e ficará na família. O secretário terá que defender seu legado. 

A empresária Pollyana Abreu já vinha crescendo defendendo suas idéias de modernização da cidade, e principalmente, na atração de grandes empreendimentos, gerando emprego e renda. O sertão foi onde Raquel teve o pior desempenho nas urnas, e Pollyana mostrou que sabe fazer política, invertendo a lógica a favor da governadora na sua região.

Fonte: FalaPe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Envie sua Notícia