Pernambuco

Dani Portela pede nomeação de 678 profissionais pela Secretaria de Saúde

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) protocolou uma indicação à Secretaria de Saúde de Pernambuco para que preencham com a devida urgência os 678  cargos que ainda se encontram vagos da Secretaria de Saúde (SES).

Dentre os cargos, se destacam a vacância de 210  postos de médicos, 129 vagas de analistas em saúde, 119  vagas de assistentes em saúde, 147  vagas de auxiliares em saúde e 40 vagas de fiscais da vigilância sanitária, conforme tabela disponibilizada no sítio eletrônico da Lei de Acesso à Informação.

De acordo com a deputada, a situação não pode continuar dessa forma, ante o gravíssimo cenário da Saúde Pública no estado de Pernambuco.

“A Secretaria de Saúde é um dos principais órgãos do governo estadual. Ela é responsável pela garantia de um direito fundamental da população, que é o direito à saúde. As pessoas não podem ser penalizadas com a falta de atendimento por ausência de profissionais, quando essas vagas existem. Elas precisam ser ocupadas com urgência”, afirmou.

Algumas pesquisas como a Agenda Mais SUS, projeto do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e da Umane, dão conta de que o estado de Pernambuco está na 15ª posição no ranking de cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS), em comparação a outras unidades federativas.

Dentre os problemas ressaltados pelo estudo do EPS, têm-se como mais relevantes, a carência e falta de distribuição de profissionais de saúde pelo estado, a insuficiência dos recursos destinados à atenção primária à saúde para cobrir a atual necessidade de serviços, a deficiência na estrutura física dos equipamentos de saúde (postos, unidades de pronto atendimento, hospitais, etc) e a falta de disponibilidade de materiais, equipamentos e medicamentos.

Fonte: Folhape

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Envie sua Notícia