Brasil

Pacote de Lula para Dia da Mulher prevê contratação de vítimas de violência

governo federal prepara um pacote com 25 ações para serem lançadas no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, em uma grande cerimônia no Palácio do Planalto. Entre as ações de destaque está a contratação de 8% de mulheres vítimas de violência em licitações e um crédito diferenciado pelo Banco do Brasil para mulheres empreendedoras, com redução da taxa de juros, serviços financeiros e capacitação para pessoas físicas e jurídicas.

As políticas públicas, que estão sendo construídas a várias mãos por 19 ministérios e três bancos, terão como eixo central a autonomia financeira das mulheres vítimas de violência doméstica. O Globo teve acesso ao pacote que contém ações nas áreas de combate à violência, mundo do trabalho, saúde, autonomia econômica, cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia, grupos de trabalhos interministeriais.

As ações são lideradas pelo Ministério das Mulheres e abraçam também as pastas da Casa Civil; Relações Institucionais; Justiça e Segurança Pública; Trabalho e Emprego; Saúde; Cultura; Desenvolvimento Social; Relações Exteriores; Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão; Igualdade Racial; Comunicações; Esporte; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Direitos Humanos; Desenvolvimento Agrário; Povos Indígenas; Banco do Brasil; Caixa Econômica; BNDES; e a Controladoria Geral da União.

Entre as novidades, estará um decreto de dignidade menstrual, que vai prever a distribuição gratuita de absorventes pelo SUS – que terá, ainda, um programa de equidade de gênero e raça entre os servidores. O pacote é voltado para o combate à violência contra as mulheres.

Fonte: Folhape

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Envie sua Notícia